Diretor Executivo do CEIS intervém na VI Reunião Anual de Presidentes Mutualistas, sobre o programa de ação do Centro de Formação para a Economia e Inovação Social

CEIS impulsiona capacitação de dirigentes e técnicos da economia social

Nuno Silva, Diretor-Executivo do CEIS, apresentou o recém-criado Centro para a Economia e Inovação Social na VI Reunião Anual de Presidentes Mutualistas, ocorrida a 27 de janeiro, no Hotel Solverde, em S. Félix da Marinha. Situado na cidade da Guarda e inaugurado em 2023, o CEIS emerge como o primeiro centro governamental dedicado exclusivamente à economia e à inovação social. A ambição do centro é clara: posicionar-se como uma referência europeia e mundial na resposta às necessidades específicas de capacitação das organizações da economia social em Portugal e Espanha, esperando para isso formar 13 mil pessoas nos próximos dois anos.

Durante a sua intervenção, Nuno Silva sublinhou a importância da colaboração entre o CEIS e as mutualidades, um compromisso evidenciado pela recente inauguração de um portal que apresenta a primeira oferta formativa do CEIS, especificamente desenhada para dirigentes e técnicos da economia social, com planos para expandir este recurso através de uma plataforma colaborativa de trabalho no futuro.

A primeira fase desta iniciativa inclui o ES Campus virtual, uma plataforma digital que apoiará a formação e capacitação contínua, alinhada com as últimas tendências tecnológicas. Paralelamente, foi anunciada a criação da Academia DES, focada na capacitação especializada e inovação social, promoção da sustentabilidade e desenvolvimento de redes colaborativas. “Queremos cada vez mais promover a interação, o networking, a troca de ideias, colocar a tecnologia ao dispor de todos e capacitar de formas diferentes”, referiu Nuno Silva.

Os programas oferecidos pelo CEIS e pela Academia DES visam equipar os profissionais da economia social com uma gama diversificada de competências, incluindo criatividade e inovação, visão estratégica, liderança, competências técnicas e de gestão, e a capacidade de criar oportunidades que contribuam para um impacto positivo e duradouro na economia social.