Eduardo Pedroso, da Cases, apresenta Conta Satélite da Economia Social na VI Reunião Anual de Presidentes Mutualistas

37% dos impostos da Economia Social são suportados pelas mutualidades

As 91 mutualidades portuguesas suportam 11 milhões de euros em impostos, o que representa mais de um terço (37%) do valor total pago ao Estado pelas entidades da economia social. Estes dados foram sublinhados por Eduardo Pedroso, responsável pela estatística e bases de dados da CASES, na apresentação da Conta Satélite da Economia Social referente aos anos de 2019 e 2020, durante a VI Reunião Anual de Presidentes Mutualistas.

O universo da economia social, segundo aquele estudo do Instituto Nacional de Estatísticas e da CASES, é constituído por 73 851 entidades, que, no seu conjunto, suportam 0,3% do total na Economia Nacional.

As remunerações do setor mutualista aumentaram 3% em período pandémico, sendo que a remuneração média é superior à da Economia Nacional e a mais elevada no contexto da Economia Social.

Outro dado relevante sublinhado por Eduardo Pedroso é o crescimento de 9% numa década do emprego remunerado nas mutualidades, que, em 2020, se traduzia em 4.949 trabalhadores a tempo inteiro.