A revista MUT fala de mutualismo. Do estado da arte. De um movimento com oito séculos, que cuida e protege pessoas e que é solidário. Em primeira mão, dá-lhe a conhecer um extenso dossiê que, a partir de um estudo desenvolvido por uma equipa de investigação do ISCTE, coordenada pelo Professor Luís Capucha, faz um retrato circunstanciado do mutualismo hoje, identifica os grandes desafios e aponta caminhos para o futuro.
“Enquanto comunidade, devemos reconhecer o esforço, a abnegação e a dedicação das associações mutualistas”. Quem o diz é o Primeiro-Ministro, António Costa, na entrevista de fundo que concede à Mut, onde aborda vários dossiês que inquietam o associativismo mutualista e, transversalmente, o setor social. Esmiúça medidas emblemáticas do governo com impacto nas instituições que foram e continuam a ser a mão que ampara quem mais precisa.
A edição n.º 14 mostra-nos como associações mutualistas e projetos inspiradores fazem a diferença no quotidiano das suas comunidades e abre espaço a vozes autorizadas que problematizam matérias estruturantes para o setor mutualista e a economia social. O eurodeputado Pedro Marques elenca os desafios do Pilar Europeu dos Direitos Sociais. A consultora Cláudia Pedra explica a importância da comunicação empática para criar e fidelizar laços com o público. O advogado Augusto Vieira escreve sobre farmácias sociais, “ou como o poder político tem um discurso que não condiz com a prática”.
Pode ler AQUI as 64 páginas da revista anual do movimento mutualista.