Organizada pela União das Mutualidades Portuguesas (UMP), esta cimeira dos líderes máximos das associações mutualistas, cuja sessão de abertura será presidida pelo Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, vai promover a reflexão sobre aquela que é uma das áreas principais da atuação das mutualidades: a saúde.

“Perante as dificuldades que o Serviço Nacional de Saúde atravessa, importa refletir sobre o verdadeiro papel do setor social, e das mutualidades em particular, no sistema de saúde. O país não pode desperdiçar a capacidade instalada e potencial que as mutualidades representam e que demonstraram durante a pandemia, quando, em muitos territórios, foram a resposta de proximidade com que muitos portugueses puderam contar”, contextualiza, Luís Alberto Silva, Presidente da UMP.

No âmbito da saúde as mutualidades prestação cuidados de saúde aos seus associados em clínicas próprias ou protocoladas a preços reduzidos, assistência medicamentosa, através de farmácias sociais ou comparticipação nas despesas.